Se prepare, as torrentes do Neguebe virão sobre sua vida.







Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho.
Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo".
Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.
Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto.
Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.


1° Andando e chorando (6)
Não podemos parar de caminhar, mesmo com dor temos que continuar seguindo em frente.
A mulher de Ló virou estátua de sal.
Ela parou de caminhar, ela parou de confiar em Deus. Ela se deixou envolver por esse mundo. As coisas que ela deixou pra trás eram mais importante pra ela do que o que Deus havia prometido.
Ela devia continuar olhando para frente, para os sonhos de Deus e suas promessas, mas ela não conseguia acreditar no que Deus havia planejado. Ela não queria abrir mão do que Ela tinha conquistado e ela pagou caro por isso. Ela perdeu o fôlego de vida.
O Senhor soprou vida na narina do homem. O homem foi feito de barro e não tinha ânimo, não tinha vida. Mas Deus soprou na narina dele e deu a ele a vida que vinha do próprio Deus. E a mulher de Ló perdeu a vida de Deus porque preferiu esse mundo.
Você ainda tem a vida de Deus ai? Ou você virou uma estátua de sal?

2° As torrentes do Neguebe (4)
O Neguebe está hoje localizado no extremo sul da palestina,um lugar muito árido, um dos mais baixos da região.O deserto do Neguebe é uma grande extensão de terra improdutiva, no entanto, quando vem a chuva serôdia que cai abundantemente na região, por um longo período de tempo, a água é armazenada nas partes mais altas da região e quando transbordam formam as torrentes que invadem o deserto trazendo grande inundação e transformando a terra árida em um rio que produz vida. As águas abundantes formavam vários riachos que regavam o deserto e em poucos dias o lugar que antes era tão feio, solitário e sem vida aparente, ganhava outro aspecto. As sementes enterradas por um longo tempo mantêm-se inertes durante a seca e germinam em poucas horas quando irrigadas pelas torrentes de águas. Quando o rio desaparece pela evaporação, o deserto se transforma em um manancial com as mais belas flores e um verde onde somente no Neguebe se pode encontrar.
Os campos tornavam-se lindos, úmidos e floridos, coberto pelo verde da vegetação que ali era desenvolvida. A vida do lugar era restaurada. Os animais retornavam e a paisagem do ambiente tornava-se linda.

Quando chove a água é acumulada na montanha. Ninguém que está lá em baixo vê a chuva. Toda a visão deles no momento é uma terra rachada e sem vida.
Mas eles precisavam acreditar que a água desceria e começaram a plantar as sementes. Eles semeavam com lágrimas no deserto, andando e chorando, numa terra rachada e sem vida.
Mas eles sabiam que na hora certa aquelas águas da montanha desceriam e irrigaria a terra.

Sabe quando você busca uma resposta e não consegue achar. Só que ela estava o tempo todo na sua frente e você não conseguia enxergar.
E Deus tenta te dizer de várias formas, através de várias circunstâncias, mas você não está pronto para ver.
Tudo na vida tem uma explicação, mas nem sempre é bom saber a explicação de tudo. Por isso tem coisas que Deus deixa em oculto até a hora certa de ser revelado, porque se for revelado antes do tempo é provável que você não seja capaz de suportar.
Mas mesmo sem você saber, e mesmo se sentindo desamparado com silêncio de Deus, como José, você confia que Ele está cuidando de você.
Mesmo estando aprisionado pelas injustiças da vida, sem esperança, você continua crendo contra a esperança de que algo vai acontecer.
Lembra de Abraão? Todas as circunstâncias diziam que não, a esperança era de que ele não era capaz de ter filho, mas ele creu contra essa esperança, porque a esperança dele não era desse mundo, mas era de Deus. Ele cria em algo muito maior do que os olhos podiam ver, Ele cria na promessa que Deus O fez. Aquele que não mente havia lhe dado uma palavra e Ele ao contrário da mulher do Ló, permaneceu nela mesmo quando tudo ao redor o fazia tentar desistir. E porque Ele confiou, Deus cumpriu a promessa na vida dele. Ele esperou muito tempo, foi provado por Deus através das circunstâncias, mas não desanimou, Ele sabia em quem Ele cria.
Qual a Palavra que Deus te deu? Eu tenho uma promessa que recebi quando tinha 16 anos. Eu tenho 27 anos. Sei que não pareço, mas é verdade. Há 11 anos espero por essa promessa. E vou te dizer uma coisa, sabe por que ela não aconteceu ainda? Porque eu não me preparei para recebê-la. Eu desanimei em meio às dificuldades da vida, eu não me comprometi com a promessa, eu não fiz dela a minha esperança, mas eu olhei para as coisas temporais, eu não vi nada acontecendo então eu simplesmente desacreditei.
E congelei no tempo, como a mulher de Ló. Fiquei sem vida.
A culpa não é de Deus, Ele me ama e sonha com isso pra mim, mas eu não acreditei nele, não me preparei, não cri contra esperança, não perseverei e 11 anos se passaram sem a promessa se cumprir.
Até que Deus me disse: basta! Você não vai agir? Você vai mesmo viver olhando para as coisas temporais e sem crer no meu poder? Até quando os meus sonhos serão secundários na sua vida? Você precisa acreditar e se lançar nele com todas suas forças, com toda sua alma. Você precisa priorizar isso. Você vai fazer isso?
Eu tinha vontade, mas não tinha força. Eu sabia que fazer isso significava abrir mão de muitas coisas, coisas das quais eu tinha o controle. E que se eu me lançasse na vontade de Deus eu ia ter que abrir mão delas. Eu teria que perder o controle da minha vida. Eu não ia mais dar a última palavra. E a última palavra é tão importante, não é?
Quantas vezes maridos brigam com a esposa para ver quem terá a última palavra? Quem manda mais? Quem comanda tudo? Quem tem o controle e é o maior? E se esquecem de que o menor será o maior pra Deus, esquecem que é Deus quem deve governar e dar a última palavra.
Então Deus estrategicamente permitiu muitas circunstâncias ruins acontecerem na minha vida para me preparar. Circunstâncias das quais eu perdi o controle e só me bastava uma coisa, confiar Nele.
Deus ama isso irmãos! Deus ama quando nós chegamos até Ele e dizemos: Deus, eu tentei de tudo, bati em todas as portas, arrisquei a minha vida, mas não consegui. Deus eu não sou capaz de resolver esse problema. Deus eu preciso de você!
Então Deus olha pra você e diz: filho como essas palavras são preciosas pra mim! Elas são como incenso suave! Hahaha
Ah se a gente não precisasse passar por tudo isso pra confiar nEle, seria mais fácil. Quando Deus nos coloca na prova não é para Ele ver se nós somos fiéis, ele não está nos testando porque Ele sabe a resposta. Quem precisa saber somos nós. Lembro de Jó. Como amo essa história e sempre arrumo um jeito de falar dele nas minhas pregações.
Porque quando lemos o livro de Jó vemos a grandeza de Deus. Como Deus tinha tudo preparado. Entendemos que Deus permitiu que satanás tocasse nele não porque Deus não confiava em Jó, mas para que Jó confiasse em Deus. Jó conhecia Deus de ouvir falar, era um homem religioso, ele estava todos os domingos na igreja, não perdia um culto e vivia sempre orando pelas pessoas. Ele era um homem fiel ao ministério, mas não conhecia a Deus.
Como tem gente assim dentro das igrejas. São pessoas que se acham inteligentes demais, sábias demais, que acham que só elas conhecem a Deus, porque estão na igreja há tanto tempo... Mas muitas vezes nem tem idéia de quem elas têm servido, porque não se entregaram totalmente pra Deus.
Jó precisava dessa entrega. Então Deus permitiu a provação na vida dele. Ele perdeu tudo e sofreu por mais de 10 anos. Imagina-se no lugar de Jó, ele não tinha lido o início do livro quando Deus conversa com satanás e não sabia que aquilo era um plano de Deus. Mas mesmo sem nada, sem filhos e doente Jó não abandonou a Deus. Então Jó entendeu que ele precisava passar aquilo pra conhecer o Deus que Ele servia a tanto tempo. Agora os meus olhos o vêem.
Será que você conhece o Deus que você serve?

Eu não entendi nada a princípio, mas sempre guardava comigo: Deus me ama e tudo Coopera para meu bem.
Deus está preparando você para que quando a chuva vier, ela produza seus frutos. José aprendeu a confiar em Deus tanto nos momentos de seus sonhos, quando no momento em que pareciam fracassados quando se viu na prisão, desde o tempo que foi vendido até o tempo que foi preso por fugir da mulher de Potifar se passaram 11 anos de sofrimento. Até que Deus colocou naquela prisão um homem. Era mais uma vez as circunstâncias cooperando para o bem de José. Era um copeiro.
Você pode pensar um copeiro? O que um simples copeiro faria por José? Ele estava preso também e não poderia salvá-lo. Mas José ouviu a história daquele homem com atenção e buscou a Deus para ajudá-lo a interpretar seu sonho.
Você está atento as pessoas que estão ao seu redor? Ou você só consegue se importar com seus problemas e suas dificuldades?
Se José não se importasse com a dor daquele homem, Ele não sairia daquela prisão.
Quando Deus deu a interpretação pra José, ele teve certeza de que ele estava no lugar certo e na hora certa e que aquele era um sinal de Deus pra ele. 
Nós conhecemos a história e sabemos que o padeiro que também estava lá e conforme interpretação do sonho foi morto. Mas o copeiro foi restituído ao cargo como José havia dito.
Só que dois anos se passaram desde que José ajudou o copeiro e nada aconteceu. Quanto tempo nós somos capaz de esperar pelo socorro de Deus?
Até que dois anos depois do sinal que Deus o havia dado, o governador precisou de alguém para interpretar o sonho e quem estava lá servindo o governador? O copeiro. O mesmo que esteve com José na prisão, aquele a quem José ouviu e o ajudou e esse homem se lembrou de José. Novamente, na hora certa as coisas aconteceram. Então José foi chamado pelo governador pra interpretar o sonho dele e acabou como governador do Egito.
Se acontecer antes do tempo você não estará maduro para o que Deus quer, mas se acontecer depois você vai apodrecer. Existe o tempo perfeito, e precisamos estar atento aos sinais.
José entendeu que era plano de Deus que Ele sofresse para que não só seus irmãos, mas como o povo de Israel permanecesse vivo e não morressem de fome. Por isso José foi capaz de perdoar seus irmãos que o traíram vendendo-o. Porque ele entendeu que por mais doloroso que tenha sido ser vendido pelos seus irmãos que ele confiava e amava, e por mais que tenha sofrido tanto durante esses 13 anos, Ele viu que Deus tinha um propósito e se sentiu honrado por ser um instrumento de Deus.
Deus pode contar com você para cumprir o propósito dele?
Você está disposto a semear com lágrimas?

"Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha."
É necessário buscar a restauração diária do Senhor, para que as coisas terrenas não tomem nosso coração e nos impeçam de sonhar aquilo que Deus idealizou para nós.
Pra terminar: Jeremias foi um profeta em tempos muito difíceis, a história dele é linda, depois leiam o livro dele. Ele foi chamado menino ainda, jovem, para pregar contra os governadores. Para expor o pecado do povo. Ele foi muito perseguido, viveu solitário porque foi árduo ser instrumento de Deus naqueles dias.
E ele uma passagem que tem falado muito comigo é Jer 2.13: Meu povo fez duas maldades, a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas rachadas, que não retêm águas.
O povo começou a buscar outras fontes de água, outras fontes de prazer.
O que tem sido seu prazer esses dias? Será que você tem buscado satisfação em outras águas? Você tem buscado satisfação no dinheiro? Você tem posto sua confiança no trabalho? No marido? Nos filhos? Qual tem sido a água que você tem bebido?
Essas cisternas não retêm água! Elas podem parecer que te saciam por um momento, mas logo se esvaziam e você continua triste, vazio e sem vida. Não é assim que acontece? A sua cisterna está rachada?
O único manancial de água viva é Deus! Só ele nos dá vida, nos dá ânimo, nos sacia e nos faz feliz! Ele tem sido a fonte em qual você está buscando?

Deus vai restaurar a sua sorte, mas você está preparado? Você já abriu mão de tudo? Você já entregou a sua vida por completo ao Senhor e deixou ele controlar?
Você está comprometido com Ele e o propósito dele custe o que custar?

Então comece a plantar suas sementes, porque as torrentes do Neguebe estão vindo sobre a sua vida, e se as sementes estiverem plantadas elas vão florescer, elas vão frutificar! Deixa as águas de Deus te inundar essa noite! Se esvazie de você e deixe Deus realizar os sonhos dele na sua vida! Porque o deserto florescerá e todos verão a glória do Senhor na sua vida!
Ele é Deus soberano e tem o controle de tudo e só está esperando você dizer: Deus eu preciso de você!!!

Que as torrentes do Neguebe nos encha essa noite! Amém.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários: